terça-feira, 26 de maio de 2015

Sobre o moderno manual de como conseguir um amor

Estive pensando de como as pessoas andam numa busca desesperada e desenfreada de encontrar alguém que as complete. Passo na frente de livrarias, e vejo a quantidade de livros-manuais de como ser como acreditam que deve ser, para alcançar esse objetivo. Revistas femininas ditam regras de como se comportar e o que fazer para conquistá-lo. Pessoas que se classificam como 'Gurus do Amor' dão palestras sem fim prometendo dicas infalíveis. Nossa isso é demais para minha cabeça!

Vejo tantas pessoas almejando outras pessoas que me desculpem, mas ao me ver se fosse reais, seriam monótonas. Desejam pessoas bonitas, doces, amorosas, carinhosas, inteligentes, enfim, perfeitas. Coitadas... existe muito mais amor na desordem do que nesse 'mundo ideal' a que se lançam como um mar sem fim de ilusões e expectativas prontas para serem frustradas.

Ontem conversei com uma amiga, daquelas de longa data. E ela me falou de como estava chateada, porque numa conversa da faculdade, duas colegas de classe disseram que não acreditavam no amor. E mais do que isso, que só se relacionavam com homens que tivessem ao mesmo um bom modelo de carro. Lógico que na hora eu fiquei inconformada. E lembrei de diversas situações que vi e ouvi, de tantos caras que me confidenciaram - deixando claro que isso não é uma máxima - dizendo que preferiam esse tipo de pessoa. Uma vez que assim eles se sentiam 'paparicados' e 'superiores'. Absurdo não? Pelo menos para mim é, e muito. Porém vejo que é exatamente assim que andam as pernas do 'Amor'. Acho que hoje o Amor na verdade usa moletas.

Dentro de tudo isso, e de toda a modernidade que somos inseridos diariamente, me perguntei... Por que modernizar o amor? Por que impôr que o amor tenha que ser belo em estética, que tem que ter músculos, boa carreira e uma excelente conta bancária? Por que impôr que o amor seja alvo de declarações e de fotos em álbuns em sites como Facebook e afins?

Gostaria de entender as pessoas que desejam tanto um amor daqueles com licença poética, mas quando ele aparece se recusam a vivê-lo por conta de aparências. Não faz sentido esperar ter alguém para exibir para os amigos, muito menos para comparar à antigos 'amores'. Não faz sentido nenhum sonhar tanto com alguém tão especial e esperar que ele seja feito de aparências. Ou as pessoas realmente não sabem o que é amor, ou mais do que isso, não sabem o que é amar... Onde fica todo o lirismo que tanto almejam? Ou nunca existiu, ou ele se subverteu.

Quando se conhece alguém, e se classifica essa pessoa como especial, acredito que não está comparando essa pessoa ao Iphone 6 Plus, e nem ao PS4... Que quando não for mais tão interessante,  vai deixar de lado e substituir por um modelo mais novo. Pelo menos eu prefiro ainda tentar/fingir acreditar nisso, embora meus olhos enxerguem que é bem por aí que as coisas andam.

Confesso que nada me agrada nessa nova fórmula de amar. Porque se as pessoas pensam que aquele amor que ouvimos dos nossos avós é uma fórmula fálida, mais uma vez, desculpe-me, mas de fálida só tem essa nova fórmula de amar.

Amor de verdade dispensa achismos e opiniões alheias, amor de verdade se percebe apenas com a troca de olhar. Amor de verdade é a preocupação e o desejo de ver o outro bem e feliz, mesmo que você não esteja. Amar é você sorrir, chorar, brigar, fazer as pazes... e mesmo em altos e baixos não querer soltar a mão do outro, porque o que o você mais deseja é tê-lo ao seu lado, e viver ao lado dele todas essas experiências, mesmo sem ser capaz de saber o motivo desse seu querer. Amor é cumplicidade, e se importar... pensar no outro.

Para amar ainda é preciso de mãos dadas, de bilhetes com um 'Bom dia' e um 'Eu te amo'. Ainda é preciso de Flores e Chocolates, de filmes em dias de domingo chuvosos... Para amar ainda é preciso de passeios no jardim ou na praia. Para amar ainda é preciso andar ao lado do outro. Olhar para o outro e se sentir feliz por ter diante dos olhos alguém que seu coração suplica em passar o resto da vida. E para isso você não precisa de roupa e maquiagens, de carros, de normas e afins. Apenas precisará de dois corações querendo ser apenas um.

Por isso se você quer um amor de verdade mesmo, não se atente as normas desse manual moderno, mas se permita abrir os olhos, os ouvidos e o coração, para entender de uma vez por todas, que para Amar de verdade não tem exigência alguma! Porque Amar não requer sentido algum.

PS: Esse texto é uma forma de apresentar a minha visão sobre a vida. De forma alguma quero sugerir que você deva fazer A, B ou C. Afinal, a vida é sua, então a escolha também será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário